Boa Tarde Gente... 

Finzinho de Tarde, estava aqui olhando algumas notícias na net e me deparei com uma noticia que me deixou um pouco perplexa.

Tudo bem que a gente sabe que o ensino aqui no Brasil esta cada vez pior e que muitos dos nossos alunos não sabem por Ex: o nome dos nosso escritores porque não se interessam mesmo em ler um livro sequer né.

Eles preferem ficar na vibe da Tecnologia. Bom como no meu Tempo não tinha Tecnologia, minha Vibe era ler, ler e ler e hoje amo ler, e meus autores preferidos são Brasileiros, um ou outro que não é daqui eu gosto mas amo mesmo ler nossa literatura que é muito boa por sinal.

Então a matéria me chocou porque ao meu ver isso não poderia acontecer.... olha a matéria.

Interior da casa onde Aluísio Azevedo 





morou em São Luís está destruído



Proprietário quer transformar local em estacionamento, segundo IHGM.
Aluísio Azevedo é autor de 'O Cortiço', um clássico da literatura brasileira.




O interior da casa onde o escritor Aluísio Azevedo morou em São Luís já foi destruído e está praticamente pronto para virar um estacionamento, como mostram imagens feitas na tarde desta segunda-feira (17). O maranhense Aluísio Azevedo é considerado um dos maiores escritores brasileiros, autor de clássicos da literatura como 'O Mulato' e 'O Cortiço'.
A casa, localizada na Rua do Sol, na esquina com a Rua da Mangueira, no Centro Histórico de São Luís, fica em meio ao conjunto histórico e arquitetônico intitulado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco há 17 anos, segundo o Instituto Histórico e Geográfico doMaranhão (IHGM).

Um inquérito policial investiga a demolição do local e ainda não foi concluído, mas uma cópia do documento preliminar já foi encaminhada para consulta ao Ministério Público do Maranhão nesta segunda-feira, segundo a Delegacia de Meio Ambiente.
De acordo com a delegacia, para ser finalizado, o inquérito aguarda um laudo do Instituto de Criminalística (Icrim) sobre a deterioração do imóvel. A Superintendência do Patrimônio Cultural, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado, confirmou que o interior da casa está parcialmente destruído.

Em contato com o G1, a Superintendência afirmou que a aprovação do projeto para o imóvel era referente a um estabelecimento comercial. 
Segundo o MP, o proprietário do imóvel pode ser indiciado criminalmente por demolição do patrimônio público caso a intenção de transformar o local em um estacionamento seja tecnicamente comprovada.

A denúncia de que a casa onde Aluísio Azevedo morou em São Luís poderia virar um estacionamento foi feita no dia 11 de março pelo IHGM na página da instituição no Facebook. A postagem diz o seguinte: "Veja o estado de deterioração que se encontra a casa onde residiu o escritor Aluísio Azevedo, fundador do naturalismo no Brasil e autor de várias obras clássicas da nossa literatura. Nesse mirante ele escreveu 'O Mulato'. A casa está localizada à Rua do Sol, Centro, São Luís - Maranhão. Segundo informações colhidas no local, está sendo preparada para funcionar como um estacionamento de carros".


Fonte:http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/03/interior-da-casa-onde-aluisio-azevedo-morou-em-sao-luis-esta-destruido.html



OK Agora vou dar meu pitaco: Caramba porque as autoridades da região não viram isso antes e não tombou a casa como patrimônio? é uma parte da nossa história que esta se perdendo. O homem foi um escritor e contribuiu para nossa obra literária, muita gente inclusive os jovens que não gosta de leitura nem sabe quem foi Aluísio Azevedo, e agora com a demolição da casa que ao meu ver poderia se tornar um museu para contar a vida e a obra dele, não vai saber quem foi...... é muito gratificante você ler um livro de alguém e poder estar no lugar onde aquela pessoa viveu..

 Sou Baiana e lá na minha Terra nós temos o Museu Jorge Amado  que enche de gente, amantes de leitura ou não.

Mas só o fato de você estar na casa do escritor, escultor, pintor e etc... e ter um pouco de contato com a história da pessoa não tem preço. 

Desculpem minha indignação mas não acho justo fazer isso com a casa de uma pessoa que consta na historia literária do Brasil.

Fica aqui o meu relato dessa Injustiça....Autoridades Maranhenses por favor, reformem a casa e faça dela um lindo museu, tenho certeza que a contribuição educacional que vocês vão proporcionar será muito mais valiosa do que um espaço para encher de carros que é nada mais nada menos que um bem material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário