Para mim ou para eu...................você também tem essa dúvida?




Boa tarde Gente linda tudo bem com vocês!!!! Espero que sim.

Estava pedindo uma ajuda para uns colegas de trabalho quando me bateu uma certa dúvida...........como já faz um certo tempinho que sai da escola resolvi consultar a "amiga"internet e matar minha curiosidade.

Sempre vejo alguém falar - olha traz esse suco para mim............ou pega esse lápis ai para mim...........então é correto dizer o famoso " para mim "???? porque sempre ouvi a seguinte resposta quando pronunciava essa frase....................mim índio, mim não fazer nada kkkkk e mim não conjuga verbo. Isso com certeza confunde a mente da gente né.

Então para Sanar a minha dúvida e acredito também de vocês, fui olhar no site:

http://duvidas.dicio.com.br/ - esse site é muito bom, geralmente quando tenho dúvidas, sempre consulto ele.

Então lá no site a explicação que encontrei foi a seguinte:

As duas hipóteses existem na língua portuguesa eestão corretas. Contudo, devem ser usadas em situações diferentes. A expressão para eu deverá ser usada quando assume a função de sujeito. A expressão para mim deverá ser usada quando assume a função de objeto indireto.

Sendo eu um pronome pessoal reto e mim um pronome pessoal oblíquo tônico, as regras de utilização de para eu e para mim seguem as regras de utilização dos pronomes pessoais retos e dos pronomes pessoais oblíquos tônicos.

Para eu

Pronomes pessoais retos:
Eu – 1ª pessoa do singular
Tu – 2ª pessoa do singular
Ele, ela – 3ª pessoa do singular
Nós – 1ª pessoa do plural
Vós – 2ª pessoa do plural
Eles, elas - 3ª pessoa do plural

Os pronomes pessoais retos devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de sujeito. Assim, a expressão para eu deverá ser usada quando assume a função de sujeito, sendo seguida de uma ação, ou seja, de um verbo no infinitivo.


Exemplos:
  • Veja se tem algum erro para eu corrigir.
  • Para eu fazer isso, vou precisar da tua ajuda.
  • Façam silêncio para eu telefonar para este cliente.

Para mim

Pronomes pessoais oblíquos tônicos:
Mim, comigo – 1ª pessoa do singular
Ti, contigo – 2ª pessoa do singular
Ele, ela – 3ª pessoa do singular
Nós, conosco – 1ª pessoa do plural
Vós, convosco – 2ª pessoa do plural
Eles, elas - 3ª pessoa do plural

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são sempre precedidos de uma preposição e devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto. Assim, a expressão para mim deverá ser usada quando assume a função de objeto indireto.

Exemplos:
  • Você comprou este caderno para mim?
  • Esse pijama é para mim e não para minha irmã.
  • Vocês podem fazer isso para mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário